Escola da Ergonomia

Ensinando a você tudo o que sabemos sobre ergonomia, lean seis sigma, saúde no ambiente de trabalho e liderança em segurança.

Como prevenir lesões ergonômicas nos hospitais e consultórios médicos Alexandre Espinha consultor em ergonomia.jpg

Como prevenir lesões ergonômicas nos hospitais e consultórios médicos.

Você pode pensar que hospitais e consultórios médicos seriam os lugares mais seguros para se trabalhar. Na realidade, lesões ergonômicas em ambientes de saúde podem ocorrer e ocorrem. Lesões ergonômicas podem impactar os trabalhadores com consequências econômicas negativas , uma vez que os distúrbios osteomusculares relacionada ao trabalho (o famoso LER/DORT) estão entre as causas mais citadas de perda de horas de trabalho.

Departamentos de recursos humanos em ambientes de saúde precisam saber como evitar lesões ergonômicas . Lesões ergonômicas no local de trabalho causam perda de produtividade que, por sua vez, pode impactar o setor em pelo menos três áreas.

- Perda de renda e aumento dos custos de saúde para profissionais de saúde;
- A folha de pagamento aumenta à medida que os profissionais de saúde trabalham horas extras para cobrir funcionários ausentes;
- Possível interrupção do atendimento de qualidade ao paciente.

Dadas as apostas, faz sentido fazer todo o possível para evitar essas lesões.

6 dicas de bom senso para prevenir lesões.

1 - Sapatos: Use sapatos confortáveis, antiderrapantes ​​para minimizar o risco de quedas;


2 - Vias: mantenha as superfícies de caminhada secas e desobstruídas;


3 - Posição do corpo: alinhe o corpo e os ombros e levante com as pernas. Não torça as costas enquanto levanta;


4 - Ferramentas: cintos de marcha, almofadas de pivô, barras de alavanca e barras de apoio podem ajudar a evitar lesões causadas pelo manuseio do paciente de forma proativa;


5 - Chuveiros: Use bancos de chuveiro deslizantes de transferência para evitar escorregões e quedas ao ajudar os pacientes no chuveiro;


6 - Recuperação: os profissionais de saúde trabalham arduamente em situações que exigem grande esforço físico e emocional. O autocuidado é essencial para manter a força e a resistência para cuidar dos outros. Dê aos músculos os cuidados de que precisam para cicatrizar. E tire um tempo para descansar e se recuperar!

 

"Quando trabalhamos juntos, chegamos mais longe".

 

Alexandre Espinha

 

“Eu ajudo as empresas, oferecendo gestão de ergonomia focado em melhoria de processo, com diferencial no atendimento personalizado, sempre focando em alta performance, criando sinergia, por meio de um desenvolvimento sustentável, transformando conhecimento em ações para que sua empresa possa decidir e obter melhores resultados.”

 

#ergonomiacuratudo #ergonomicinfocus #gestãodeergonomia #AlexandreEspinha #ergonomiaemfoco

CADASTRE SEU E-MAIL

cadastre-se e receba nosso conteúdo editorial diretamente em seu e-mail